Sociologia Contemporânea

DESCRIÇÃO:

Maria Clara Ramos Nery



Pode-se afirmar que a relação indivíduo versus sociedade acompanha toda a tradição sociológica. Ao observar a estrutura do presente curso, este fato nos salta aos olhos, uma vez que a autora nos apresenta as contribuições teóricas dos principais pensadores contemporâneos ordenadas a partir do embate entre a estrutura social e a ação dos sujeitos.
Seja o subjetivismo e o objetivismo em Pierre Bourdieu; os níveis de análise micro e macro na teoria da estruturação de Anthony Giddens ou a relação de embate, identificada por Habermas, entre a “esfera da vida” e a “esfera pública”, a dimensão da vida individual e do corpo social atravessam as mais importantes formulações sociológicas.
Mas no presente volume há também espaço para outras contribuições, como a explanação do ponto de vista de Foucault em sua denúncia dos mecanismos disciplinares presentes em nossa sociedade, as perspectivas de Touraine sobre o sujeito e os movimentos sociais e a visão da pós-modernidade (a modernidade líquida) em Zigmunt Bauman como o mundo da “ambivalência” em que os vínculos e enraizamentos sociais se encontram cada vez mais raros.
Por todos estes motivos, após a obra de Maria Clara Ramos Nery, o leitor dificilmente observará sua realidade e o mundo social em que vive com os mesmos olhos


CAPÍTULOS:
1 - O Surgimento da Sociologia como Ciência
2 - Teóricos Clássicos da Sociologia: Karl Marx
3 - Teóricos clássicos da Sociologia: Émile Durkheim (1858 - 1917)
4 - Teóricos clássicos da Sociologia: Max Weber (1864 - 1920)
5 - O funcionalismo de Talcott Parsons
6 - O culturalismo
7 - Estrutura e fatos sociais
8 - Estruturalismo
9 - Pós-Marx
10 - História e relações de classe
11 - Concepções acerca da sociedade pós-moderna
12 - Chaves analíticas fundamentais hoje