Logística Empresarial

DESCRIÇÃO:

Luz Selene Buller



A rapidez com que o cenário competitivo global desafia as organizações a repensarem suas estratégias e seus relacionamentos com fornecedores e clientes para a manutenção de suas posições no mercado “sem fronteiras”, impõe aos gestores a missão de formular e reformular estratégias voltadas às oportunidades conferidas pela gestão da logística, ou, de acordo com a semântica moderna, logística empresarial ou gestão da cadeia de suprimentos.

Sem a pretensão de esgotar o tema que é extenso por sua natureza, abrangente nos processos organizacionais e por suas dimensões alargadas com o fenômeno da globalização que afeta tanto empresas multinacionais como nacionais. Este curso apresenta os principais aspectos para o entendimento do papel da logística na competitividade empresarial. Apresenta elementos chave que devem ser gerenciados nos processos produtivos e nas cadeias de suprimentos para a criação de níveis otimizados de custos e serviços que estão divididos em 5 capítulos com explanações sobre os temas e textos para aprofundamento adicionados de listas de atividades para fixação dos conhecimentos.

O desafio de expor conceitos, práticas e iniciativas de sucesso já testadas e validadas por muitas organizações, é menor que o desafio de contribuir para a quebra das barreiras culturais, de organizações e seus gestores que teimam em pensar mundos isolados de seus parceiros onde o que importa no final do dia é a contabilização dos ganhos apropriados nos processos de compra, produção e venda. Esta gestão imediatista do resultado financeiro gerenciado a curto prazo se resume ao gerenciamento de rotinas, prática valorizada há algumas décadas quando o viés do pensamento estratégico organizacional ainda não contemplava a amplitude das fronteiras externas a seus “impérios”. Uma nova amplitude nos traz a necessidade de gerenciar os relacionamentos com clientes e fornecedores na verdadeira prática do tão controverso ganha-ganha.

As oportunidades existem, mas a quebra dos paradigmas ainda é o maior obstáculo, pois muitas vezes o investimento na estrutura logística ainda é visto como um custo pelas organizações. É fato que o retorno não é imediato, e a justificativa de projetos logísticos ainda passa pelo crivo imediatista de gestores desatentos às estratégias de longo prazo, mas a dinâmica do mercado e suas novas imposições deve mostrar, a seu tempo, o quanto a integração de processos logísticos e a transparência entre clientes e fornecedores que compartilham riscos e ganhos definirá sua longevidade na competição.

Este curso traz uma exposição geral sobre as dimensões e abrangência da logística para futuros gestores e, acima de tudo, futuros estrategistas em sua atuação profissional.


CAPÍTULOS:
1 - Entendendo a logística
2 - O sistema logísitico
3 - Gestão da cadeia de suprimentos
4 - Logística interna e externa
5 - A logísitica do futuro